Zero Waste Grocery Shopping

20/100

[scroll down for English]

Na Nova Zelândia há uma cadeia de lojas de venda de produtos a granel chamada Bin Inn. Para além de oferecer uma grande variedade de produtos difíceis de encontrar num supermercado normal, tem, quanto a mim, uma enorme vantagem: as pessoas que frequentam a loja são encorajadas a usar os seus próprios recipientes.

Ao longo dos anos tenho comprado um número considerável de frascos de vidro em lojas de caridade, que uso para tudo e mais alguma coisa. São estes os frascos que levo ao Bin Inn. Quando chego, a dona da loja pesa os meus frascos e anota os pesos na parte de baixo de cada frasco. No fim, depois de os frascos estarem cheios, volta a pesá-los e subtrai o peso inicial. Eu venho para casa com as compras já arrumadas e a sentir um grande alívio por ter evitado usar embalagens que rapidamente acabariam no lixo.

Esta maneira de fazer compras é muito tradicional mas também está totalmente na ordem do dia. Integra-se no movimento “lixo zero”, para o qual acordei quando há uns anos li o livro da Bea Johnson, Zero Waste Home. Se não tiverem lido o livro e quiserem ouvir a Bea a falar sobre as suas convicções, espreitem este episódio do The Slow Home Podcast.

***

In New Zealand there’s a chain of bulk grocery stores called Bin Inn. In addition to offering a wide range of wholefoods and speciality ingredients that are usually hard to find in a normal supermarket, it has another great thing going for it: its customers are encourage to shop using their own containers.

Throughout the years I’ve amassed a good collection of glass jars from charity shops. I use these jars for anything and everything, and these are the jars I take to Bin Inn. Upon arrival, the shop owner weighs my jars and writes down the weight underneath each jar. When I’m done with my shopping, she weighs them again and subtracts the inicial weight. I come home with all my groceries already put away in their respective containers, feeling relieved I avoided food packaging that would quickly end up in my rubbish bin.

This is both a very traditional, old-school way to shop and a very of-the-moment thing. It’s completely in line with the “zero waste” movement, a movement I first heard about through Bea Johnson’s Zero Waste Home book. If you haven’t read it and want to hear Bea talk about her way of life, you can listen to this episode of The Slow Home Podcast.

7 thoughts on “Zero Waste Grocery Shopping

  1. Eliane Martins says:

    A ideia é bacana! mas aqui no Brasil pelo menos no meu estado ainda não vi em lugar nenhum!! aqui temos uma loja muito legal de produtos naturais que vende tudo a granel em saquinhos de plastico.
    Outro dia eu quis umas ervas e como tinha o vidro no carro propus a moça que pesasse o vidro e fosse pondo as ervas dentro. A atendente ficou horrorizada e não aceitou. Argumentei que seriam 6 saquinhos pra por no lixo. Não teve jeito. Eu fiquei chateada mas não pude fazer nada!
    Teus meninos estão lindo.
    Um beijo da Eliane.

    Like

  2. Teresa says:

    Por cá, em Lisboa, já existem uma mão-cheia de lojas com este conceito. Todas com uma qualidade crescente nos produtos e com muita atenção em criar espaços agradáveis para estar. Nas Avenidas Novas e perto do Saldanha há duas que além do supermercado têm zonas de refeição/ estar que provam que o minimalismo pode ser confortável. Apesar de pensar que nunca me ‘converterei’, preciso de cor e de ‘tesouros antigos’, tal como a Constança. Em Alvalade há mais duas. Uma distingue-se pelo sortido de chás e pimentas,e pela diversidade de arrozes, alguns já condimentados, que permitem muito facilmente fazer um prato diferente.
    Bjs

    Like

  3. sara (kanpaikanpai) says:

    Obrigada pelo link ‘a entrevista da Bea Johnson que me escapou no Slow Home Podcast (adoro esse podcast!). Ja’ tinha tido o livro dela na mao mas agora e’ que vou busca-lo ‘a biblioteca mesmo! Obrigada!

    Like

  4. Ana says:

    No Jumbo/Pão de Açúcar há muito que há vários produtos vendidos a granel, se bem que ainda exista o desperdício do saquinho de plastico.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s