Morning tea


9/100

[scroll down for English]

O “morning tea” é uma das minhas instituições neozelandesas preferidas. Entre as nove e as dez da manhã, o país faz uma pausa para beber um chá ou um café e comer qualquer coisa. As mães que estão em casa a tomar conta dos filhos vão a casa umas das outras. As crianças nas escolas bebem um copo de leite e comem um bolo (ou uma torrada com Marmite, o snack preferido dos meus filhos). As pessoas que estão reformadas combinam tomar café a essa hora. As pessoas com empregos tradicionais encontram-se na sala comum e aproveitam para pôr a conversa em dia. É claro que os neozelandeses não são o único povo no mundo que come a meio da manhã, mas digo-vos que nunca tinha estado num país que levasse tão a sério este momento do dia (no Reino Unido há os “elenvenses”, mas nunca me apercebi de que lá tivessem o mesmo peso do que o morning tea tem na NZ e na Austrália).

Por outro lado, este é um país em que os cafés fecham às quatro da tarde e ninguém lancha. Aliás, os neozelandeses não compreendem o conceito do lanche, porque jantam entre as cinco e as seis da tarde. Tenho imensa pena que cá não dê para ir lanchar fora (o meu programa preferido em Portugal), mas fico contente por cá existir o morning tea!

***

“Morning tea” is one of my favourite Kiwi institutions. Between 9 and 10am the country stops for a drink and a bite. Stay at home mothers are invited round for a cup of tea. School children drink a glass of milk and eat some cake (or Marmite toast, my kids’ favourite snack). Retired people go out for coffee. People with traditional jobs catch up in the “smoko” room. Of course New Zealanders aren’t the only people who enjoy a mid-morning snack but before coming here, I’d never been in a country that takes this moment so seriously (I know there’s “elevenses” in the UK but I’m not sure it’s regarded as such an institution as it is in NZ and Australia).

On the other hand, this is a country where cafés close at 4pm (at least in my area) and people just don’t do afternoon tea like we do in Southern Europe. It’s totally understandable because Kiwis tend to have supper at 5-6pm. It makes me a bit sad that I can’t go out for afternoon tea (one of my favourite things to do in Portugal) but I’m really glad that morning tea exists!

13 thoughts on “Morning tea

  1. Eduarda Maria says:

    Obrigada pela descrição. Vai muito ao encontro do quotidiano que deixei em Moçambique, há 40 anos atras. A Escola começava às 7 da manha, havia uma pausa (nao me lembro do que lhe chamavam) às 10. A partir do almoço era brincar, banho às 5 e o jantar era às 6 da tarde, até porque a seguir era de noite.
    (Já os horarios das minhas filhas, no hemisfério norte, foram taaaao diferentes….)
    Constança, muito obrigada pelos seus posts. Nao comento muito mas aprecio muito. Ah! e parabens atrasados, com votos de muitas felicidades

    Like

  2. Eliane Martins says:

    Concha aqui no sul do Brasil fazemos cafe colonial em varios eventos( Chás de bebe, aniversários e até casamentos) é muita comida rsrsrsrsrsrs Pão caseiro bolo, cucas, cafe com leite. Frios e embutidos, No chá de bebe do meu filho eu servi Pão de massa sovada, torta de morango pudim de coco, cuca de farofa, cuca de banana, rosca de polvilho, Queijo, presunto e salame, nega maluca e salgadinhos fritos. tudo regado com Café com leite cha e suco. pensa no tamanho da comilança. Aqui as crianças na escola e os empregados tem uma pausa no meio da manhã e outra no meio da tarde para um lanche rapido coisa que repetimos aos fins de semana quando estamos em casa. Vc gosta de lanchar !! no Brasil em cada esquina vc encontra uma casa de lanche. tem de tudo. No final do dia vc pode escolher de café com bolo até hamburguês de todo tipo. rsrsr . Ontem não quis fazer janta então saimos pra comer cachorro quente.
    Eu gosto de ler o teu blog por conta de vc contar como são as coisas do dia a dia do pais em que esta vivendo. A parabens pelo seu aniversario, adorei teu vestido. o meu é no pro domingo rsrsrsr. Um beijo da Eliane.

    Like

  3. Nina Pereira says:

    Constança sigo religiosamente o seu blog. Nunca comento, mas hoje não resisti.
    Os seus textos reflectem o seu estilo de vida,tao em contra corrente com o quotidiano actual.
    Revejo-me na serenidade dos seus dias e -imagine! – sou sua amiga!
    Obrigada pelas suas publicações, pelo seu testemunho.
    Parabéns pelo seu aniversário.
    Fique bem.
    Nina

    Like

  4. Teresa says:

    Obrigada pelas fotos com esses belísimos pratos antigos tão ao meu gosto. Os bolos também têm muito bom aspecto, mas eu perco-me por ‘achados’ antigos. Esse hábito é muito salutar, e bom para cuidar dos laços entre pessoas. Mas a que horas se levantam?
    Bjs

    Like

  5. Maria João Machado says:

    Adorei essa ideia. Eu faço um snack a meio da manhã (fruta, ou iogurte, etc) mas como instituição não existe aqui e era uma boa ideia. Essa de não lancharem acabou comigo: então o lanche é a refeição que eu mais gosto… mesmo mais do que esse café da manhã…

    Like

  6. Teresa Paiva says:

    Adoro a tradição e o bom gosto dessa mesa tão bem posta…mas também dei por mim a pensar: afinal, a que horas se deitam e levantam? Quanto ao Marmite…é saudável?! Segui o link da wikipedia e fiquei baralhada…salgado, feito a partir do que se usa para fabricar cerveja… servido às crianças na escola?! Grandes malucos esse kiwis!

    Like

  7. Eduarda Maria says:

    Eu acho que os países quentes inventam suplementos nutritivos e nao pereciveis como a comida fresca, por causa do aporte de vitaminas e sais minerais que é preciso para enfrentar o clima.
    Em Africa davam-nos Bovril e cornedbeef…intragáveis. Ambos. Marmite dve ser dessa familia…

    Like

  8. Ana Isabel says:

    Os suecos também têm uma instituição parecida, a Fika a meio do manhã. Em que bebem chá ou café e comem tostas, bolos e bolachas. Às 9 da manhã param para a Fika, e geralmente almoçam às 11.

    Like

  9. Luisa Dias says:

    Aqui no Reino Unido não existe esse conceito mas sou igual em relação ao lanche Os meus colegas acham estranho eu lanchar a meio da tarde mas eu não consigo passar sem essa refeição 🙂
    Eu não consigo comer marmite e o meu filho também não gosta no entanto noto que já adoptámos muitos hábitos de comida como os ingleses nos últimos tempos assim como estamos a jantar cada vez mais cedo.
    Beijinhos

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s