Uma caixa de costura antiga :: An old sewing box

Numa das minhas frequentes incursões por armazéns de velharias encontrei uma caixa de costura antiga. À primeira vista não parecia nada promissora, mas felizmente observei-a com mais atenção e deparei-me com uma série de objectos muito curiosos. Fiz um pequeno vídeo para vos mostrar o que lá descobri — espero que achem graça!

As you know, I’m a keen second-hand shopper. In one of my recent trips I found an old sewing box — in fact, it was no more than a plastic cutlery tray wrapped in dusty plastic. However, upon further inspection I realised that it held several interesting sewing objects and decided to bring it home with me. I filmed a short video (in Portuguese only, sorry!) unveiling my findings.

A caixa incluía os suspeitos do costume: agulhas e alfinetes, molas e colchetes, todos eles com embalagens bastante cativantes. Também lá encontrei coisas que se tornaram obsoletas com o correr dos tempos: fios de seda para passajar meias de senhora, por exemplo. Mas aquilo que me fez comprar a caixa de costura foi a profusão de rendas, fitas e aplicações, tão difíceis de encontrar aqui na Nova Zelândia.

The sewing box included the usual suspects, like needles, pins, snaps, hooks and eyes… all of them in appealing vintage packaging. I also found things that are no longer used, like silk thread to mend ladies’ stockings. But what made me buy the lot was the trimmings: bits of cotton lace, guipure and velvet trims, all quite hard to find here in New Zealand.

No vídeo pergunto-me para que serviriam aquelas duas caixas circulares com agulheiros — pois bem, o Tiago descobriu imediatamente o seu intuito. Os agulheiros encaixam o interior das tampas e as caixas transformam-se em cogumelos para remendar meias!

Halfway through the video I wonder what those two plastic boxes were for — well, Tiago played with them and found out that they can be turned into darning mushrooms!

A boneca Amélia teve direito a participação especial, assim como o livro Thrift to Fantasy, da autora Rosemary McLeod.

Amelia the doll made a special appearance in the video, as well as the bookThrift to Fantasy by Rosemary McLeod.

13 thoughts on “Uma caixa de costura antiga :: An old sewing box

  1. Alaine Coelho says:

    Eu fiquei encantada com este vídeo e estes achados. As meninas do Superziper vivem à caça dessas preciosidades e eu amo ver/comprar o que elas acham e vendem no Bazar Ógente. Gostei muito das informações sobre a NZ e o livro. Obrigada por compartilhar. Bjinho

    Like

  2. Bydeva says:

    Gostei muito de assistir ao vídeo e das explicações relativas ao livro e ao modo de vida das pessoas antigamente, já para não falar de todas as coisinhas giras que vinham no tabuleiro de costura! Uma delícia.

    Like

  3. Teresa Paiva says:

    Adorei!! Essas linhas de seda para remendar meias de senhora fazem-me lembrar uma senhora da Parede, terra onde vivi toda a minha infância, que estava sempre sentada à porta de uma retrosaria onde eu adorava ir com a minha mãe, a remendar esse tipo de meias, Sentava-se sempre à porta para ter luz, explicou-me um dia em que eu devia estar pasmada a olhar para ela. Ainda hoje ficaria, pois sempre me fez confusão como conseguia apanhar malhas de algo tão fino e transparente! Adorei ouvir-te e aprender contigo, como sempre. Obrigada

    Like

  4. Teresa Paiva says:

    E agora de repente… lembrei-me que a dita senhora que remendava as meias as colocava num objecto redondo parecido com essas caixas cogumelo!! Era assim mais fácil apanhar as malhas, fazia a função do tradicional ovo de madeira!

    Like

  5. Manuela Freitas says:

    Gostei muito do seu video, também gosto de muito destas coisas antigas e também guardo tudo, mas vou utilizando, não com a frequência que gostaria, porque não tenho muito tempo livre, mas fico muito contente quando consigo utilizar as minhas “preciosidades”. Obrigada pelo seu empenho em nos mostrar a sua realidade e também a história que vai descobrindo do país onde vive. Bem haja. Abraço.

    Like

  6. Alaine/Lan says:

    Eu lembrei-me que, quando criança, via as senhoras serzindo meias, usando para isso, uma bola de pingpong(tênis de mesa). Posso fazer um pedido? Faça mais vídeos, eu e muitas fãs de teu blog, certamente apreciaríamos muito saber mais coisas da NZ e dos teus achados em armazéns de usados. Imagino que também se encontrem neles, objetos que não mais usamos na cozinha. Sou fascinada por coisas antigas, era como entrar na caverna do Ali Babá quando eu ía à casa de meu avô Ângelo e procurava coisas antigas e diferentes num quartinho cheio de ferramentas e quinquilharias que havia em sua casa. Saudade…

    Like

  7. Andreia says:

    Olá Constança!
    Adorei o seu video. Obrigada por partilhar connosco um pouquinho da história da NZ, a partir de uma caixa de costura. A minha avó paterna foi costureira de maneira que ver esses objetos traz-me imensas recordações. Tão boas…..
    Faça mais videos destes. São super interessantes e abordam temas que quase já não fazem parte do nosso dia a dia, no entanto quando os vemos ficamos felizes e recordamos sempre pessoas ou objetos que nos marcaram pela positiva.
    Bem haja!

    Like

  8. Patricia Brissos says:

    Vou agora espreitar o vídeo mas já adorei as fotos 😉
    Engraçado, também senti e sinto (mais esporadicamente agora) alguma necessidade de justificar as minhas escolhas; viver no campo, não meter a minha filha na escola aos 5 meses e trocar um emprego bem estável por uma incerteza. Acho que qualquer coisa que sai do padrão acaba por provocar estranheza e se bem que muitas vezes haja aceitação e procura real para compreender, outras há em que não devíamos simplesmente perder tempo a fazê-lo. Um beijinho Constança ❤

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s