Costura de Legado :: Heirloom Sewing

sewing a christening gown

Após meses de pesquisa — uma palavra muito pomposa para descrever as horas que tenho passado na internet  e mergulhada em livros, em busca de inspiração e de técnicas avançadas de costura —, comecei finalmente a fazer o vestido de baptizado do Pedro. Está a ser o meu projecto de costura mais ambicioso até à data, aquele que está a mexer mais com os meus nervos e, simultaneamente, aquele que me está a entusiasmar mais. Claro que estou entusiasmada: é a única oportunidade que tenho para fazer um vestido para os meus filhos!

Este é um vestido feito a pensar no Pedro, mas também em muitos outros bebés que um dia venham a usá-lo. Espero que venha a ser emprestado várias vezes e que dure mais de uma geração, e que seja sempre acompanhado da história do primeiro bebé que o vestiu, o tal bebé que nasceu num jardim na Nova Zelândia.

Tenho-me divertido bastante a  partilhar os passos da construção do vestido no meu Instagram. A seguir ao baptizado, faço um post detalhado sobre a motivação, o processo e o resultado. Até lá — agora tenho de ir coser a todo o vapor!

After months of research — that’s a rather pompous word for all the hours I spent online and with my head buried in books, searching for inspiration and heirloom sewing techniques —, I’ve finally started making Pedro’s christening gown. This is my most ambitious sewing project to date, the one that’s been playing up with my nerves the most but also the most exciting yet. I mean, how could I not be excited? It’s my only chance to sew a dress for my son!
 
It’s a dress made for Pedro but also for all the babies who will hopefully wear it one day in the future. I’m hoping that it will be borrowed several times and that it lasts more than one generation, and that it’s always accompanied by the story of the baby who wore it for the first time, the baby who was born in a garden in New Zealand. 
 
It’s been fun to share the various steps of its construction over at Instagram. After the christening I’ll write a detailed post about the motivation, process and result. Now I’ve got to get back to sewing at full-speed!

16 thoughts on “Costura de Legado :: Heirloom Sewing

  1. Diana says:

    Que desafio! Tenho a certeza que será um peça admirada e acarinhada por amigos e família. Parece um simples vestido, mas observando com atenção, são muitos os pormenores que o tornam tão especial! Boas costuras!

    Like

  2. Jesus puro amor says:

    Parabéns pelo blog
    Fé no Filho de Deus, receba-o em seu coração como seu Senhor e Salvador.
    1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também o que dele foi gerado.
    2 Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos.
    3 Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.
    4 O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

    Like

  3. sisforsewing says:

    Está a ficar tão lindo, Constança 🙂
    O “vestido” do Pedro vai certamente ser um legado para os bebés que hão-de nascer e um orgulho para a família. Obrigada pela partilha.

    Like

  4. Andreia Salgueiro says:

    É tão forte o sentimento que passa que estou sem palavras. Tudo, desde o facto do Pedrinho ter nascido no jardim, a todo o amor que envolve cada ponto, torna esta herança de família inestimável. Um projecto de coração fabuloso. ❤ (por trás daqueles posts meio gozões eu sou uma romântica incurável!)

    Like

  5. Elisabete says:

    Olá Constança, muito admiro o teu trabalho e forma de vida. Acompanho o teu blog desde o inicio, mas não costumo comentar. Nem ao meu blog tenho ido…trabalho bastante, mas identifico-me em muito com a tua forma de estar na vida. Os teus meninos são um encanto!
    De vez em quando passeio na net e há um blog que me delicia, não sei se conheces, mas deixo-te o caminho, para dares um “olho”. É uma Srª que faz trabalhos maggnificos e sobretudo vestidos para batismo: http://conmilamoresyseda.blogspot.pt/

    Um beijinho, Elisabete

    Like

  6. Silvia Orchidea says:

    C.
    Motivo de muita alegria o batizado e ser comemorado com uma peça feita com tanto esmero!
    Parabéns pela ideia de perpetuar a feliz data no empréstimo à outros bebês!
    Felicidades à família.
    S.O.
    Rio

    Like

Leave a comment