Época da Feijoa :: Feijoa Season

Até ter vindo viver para a Nova Zelândia, nunca tinha ouvido falar em feijoas. Também conhecidas como goiabas-serranas ou goiabas-ananás, as feijoas são originárias da América do Sul mas são incrivelmente populares na NZ. Não há praticamente jardim que não tenha uma árvore de feijoa e, no Outono, os frutos encontram-se à venda em qualquer supermercado. Nós temos a nossa árvore e o Rodrigo gosta muito de apanhá-las e comê-las (haja alguém cá em casa que goste delas!). E vocês, já provaram feijoas?
I had never heard of feijoas until I came to New Zealand. Also known as pineapple guavas, feijoas come from South America but are incredibly popular in NZ. Almost every garden has its own feijoa tree and in Autumn you can find the fruit for sale at supermarkets. We’ve got our own tree and Rodrigo enjoys picking and eating them (I’m glad at least one person in this household actually appreciates their taste). What about you, are you familiar with feijoas?

(photos© Constança Cabral)

16 thoughts on “Época da Feijoa :: Feijoa Season

  1. Unknown says:

    Olá Constança. Tenho uma árvore de feijoas na minha casa nos Açores, mas até vir para cá também nunca tinha visto semelhante fruto. Ainda não percebi como as vou aproveitar- provavelmente virarão compota 🙂 eu gosto do sabor, mas também não há muitos “convertidos” por cá 🙂 beijinho
    Lucinda

    Like

  2. lansucci says:

    Nunca. E também nunca vi nenhuma árvore de feijoa por aqui. E olha que já moro há quase 52 anos no Brasil-América do Sul 😀
    Mas a goiaba é coisa nossa. Quem nunca subiu numa goiabeira para brincar! E os doces que fazemos com goiabas são deliciosos, além de serem usadas em receitas variadas. Mas não as comemos verdes(antes de amadurecer) como as das tuas fotos.
    Bjinho pra vocês.
    Lan

    Like

  3. Reyes says:

    My grandparents had a tree in Andalucia (south Spain), we also had one in our house in Canberra (Australia), and my husband´s family have a tree in Pontevedra, Galicia, very close to Portugal. I love them, although my husband reckons they taste like perfume!

    Like

  4. Eliane says:

    Goiabas!!!! Aqui em Santa catarina- Brasil não a casa que não tenha uma goiabeira eu ja plantei a minha!! Compota de goiaba é muito bom! Felicidades ao menino com suas”Feijoas”.

    Like

  5. Nina de Oliveira says:

    Que graça ele com os frutos.
    Nunca tinha ouvido falat em feijoas, mas pelo wikipedia, é um tipo de goiaba. Não a goiaba brasileira, por assim dizer, mas uma goiaba-ananás. Assim como o abacaxi, que também tem o ananás que nasce no meio do mato. Meio selvagem!

    Like

  6. Márcia Carvalho de Souza says:

    Moro no Brasil, Cuiabá-Mato Grosso e anteriormente morei em Goiás, e jamais ouvi falar em feijoas! Infelizmente, pois adoro conhecer novos frutos! Mas estive pesquisando e vi que ela é mais de lugares onde faz um friozinho de vez em quando: originário das terras altas do sul do Brasil, leste do Paraguai, Uruguai e norte da Argentina. Portanto, deve ser por isso que não as conheço. Imagino que não tenham nada a ver com goiabas, pois pela descrição que li, só se parecem ligeiramente com elas por fora! Gostaria imensamente de conhecer estas frutas. Eu aceito sementes, se alguém as tiver! Bjs

    Like

  7. Isabel says:

    Never heard of them – trying to imagine what they'd taste like!

    My Portuguese is a little skimpy so when I saw the title of your blog post I thought you were talking about beans (as in broad beans) which I know has a similar name) . . .

    Will certainly think of you if this very special fruit is ever imported into South Africa.

    Like

  8. Unknown says:

    Nem sabia que havia tal fruta. Mas ao pesquisar, olha o que encontrei no wike:
    O fruto amadurece no outono e é de coloração verde, com o tamanho de um ovo de galinha e de forma elipsóide. Tem um sabor agradável, aromático e doce. A polpa é sumarenta, dividindo-se numa parte mais gelatinosa, onde estão as sementes, e uma parte mais firme e levemente granulada junto à casca. O fruto cai da árvore quando maduro, mas pode ser colhido antes, de modo a não ficar danificado. A polpa granulada junto à casca pode ser utilizada como esfoliante.

    O botânico alemão Otto Karl Berg nomeou o gênero em honra do naturalista luso-brasileiro João da Silva Feijó (1760-1824). Durante o período em que viveu no Ceará, Feijó foi encarregado pela coroa portuguesa de mandar exemplares da flora nordestina para o Real Jardim Botânico da Prússia, o que, mais tarde, ocasionaria a homenagem.

    A feijoa é uma planta de ambientes quentes-temperados a subtropicais, desenvolvendo-se também nos trópicos, requerendo, contudo, alguns dias de baixas temperaturas (chilling requirement) para poder frutificar. No hemisfério norte, tem sido cultivada até a Escócia, mas nem sempre frutifica porque temperaturas abaixo dos -9°C destroem os botões florais. É uma planta bastante popular na Nova Zelândia, onde é cultivada nos jardins.

    Like

  9. Anonymous says:

    In Colombia we also have feijoas!
    We use it for juices (just like orange juice) and desserts.
    I have been living abroad for many years now and I had forgot about them. Now I want to eat them again.

    Like

  10. Fabiano Mayrink says:

    Eu gosto muito de goiabas, aqui no Brasil a chamamos simplesmente assim, goiabas, por cá temos a goiaba branca e a vermelha, a branca como o próprio nome diz, tem polpa branca, e a vermelha uma cor de salmão, gosto em doce “goiabada” um tipo de marmelada, e principalmente em suco. Aqui tem um biscoito bem comum que chama-se “bem casados” fazemos um biscoito amanteigado e unimos duas faces com goiabada, fica uma delicia!

    Like

  11. Filomena Crochet says:

    Olá Constança…Conheço as goiabas e as feijoas, e sinceramente, destas últimas não volto a provà-las, pois as goiabas dão de 10 a zero nas feijoas….Contudo o arranjo de natal que fez com as feijoas ficou lindo..,.beijos

    Like

  12. Marcia Souza says:

    Acredita que achei essa delícia num supermercado aqui em Cuiabá? São im´portadas da Colômbia, muito caras, mas comprei apenas uma para experimentar. Adorei! Estou muito feliz por conhecer essa frutinha!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s