Conjuntos Vintage :: Vintage Outfits

A Mariana tem duas gémeas com dois anos. Achei que teria graça fazer algo para elas e decidi experimentar um dos meus moldes infantis mais antigos, este Simplicity 8165 dos anos 60 (primeira fotografia). Escolhi tecidos aos quadrados para as partes de cima e para os bloomers (tapa-fraldas? calções?) e cambraia azul-clara para o forro. Apesar de achar que o resultado ficou engraçado, quando os acabei fiquei cheia de dúvidas e tive vontade de começar tudo outra vez (confesso que só não o fiz por falta de tempo). E porquê? Para começar, houve algumas partes que não ficaram muito perfeitas: as junções dos quadrados nos calções estão a fazer-me confusão, assim como aquelas costuras que resolvi cortar com a tesoura zigzag (estes conjuntos foram feitos ainda em período pré-super costuras). Por outro lado, acho que ambos os conjuntos teriam ficado mais giros com grega branca e botões brancos, e grega aplicada a toda a volta e não apenas em baixo e em metade das costas, como ditavam as instruções. E quer-me cá parecer que os conjuntos ganharão em ser usados separadamente: as partes de cima com uns calções curtinhos de ganga ou sarja, e os bloomers com umas simples túnicas brancas. É assim mesmo: nem tudo corre bem à primeira. Para a próxima já sei!
Mariana is the mother of two 2-year-old twin girls. I thought it would be fun to sew something for them and decided to try one of my vintage children’s patterns, this Simplicity 8165 from the 1960s (first photo). I chose two lightweight gingham fabrics for the tops and bloomers and pale blue cotton batiste for the lining. Even though they turned out rather cute, the moment I finished them I wished I could start all over again. Why? Well, for starters, they’re less than perfect: the squares are poorly matched and I pinked all the seams (they were made before my pledge). And I guess I should have chosen white rickrack and white buttons for both outfits. Oh well, you can’t always get things right first time round. Next time I’ll know!
(photo: © Constança Cabral)

29 thoughts on “Conjuntos Vintage :: Vintage Outfits

  1. lansucci says:

    Ficaram muito fofos, Concha.
    Nada se compara a crianças vestidas como crianças! Você é muito exigente, acho que ficaram ótimas as roupas. Aqui no Brasil se diz “sianinha” para este acabamento vermelho e amarelo que você usou no acabamento. AH! Mostra pra gente como ficam vestindo as gêmeas 😀
    Bjinho

    Like

  2. Marta says:

    Que giras que ficaram as fatiotas!
    Também já fiz tops destes para as minhas filhas e sei como é difícil coser aquelas partes de cima junto aos botões de forma a ficarem redondilhas e certinhas…
    Acho as cores bem giras. Teriam ficado mais clássicos com botões e grega branca mas assim ficaram mais divertidos.
    Não sei se as miúdas vão adorar (devem ser demasiado pequenas) mas a mãe vai de certeza!

    Like

  3. Anonymous says:

    Estão lindos Concha. Sem favores, estão lindos!!! Mesmo com todos os “defeitos” que lhes arranjou (não consigo arranjar um ditado melhor mas não se esqueça que o “lixo de uns é o luxo de outros” ou seja o que voçê acha que são defeitos outros acham que é o que faz a diferença (eu por exemplo). Peço à Mariana para tirar uma fotos ás filhotas (de costas) para vermos como fica.
    Beijos

    Elisabete

    Like

  4. Isabel says:

    Para mim, está tudo óptimo e muito bem acabado! A escolha das cores parece-me muito bem, tendo em conta que são para crianças pequenas. A única coisa que eu teria feito diferente (se tivesse sido eu) era o elástico do fundo dos tapa-fraldas. Embora a aplicação da fita de viés esteja perfeita, para dar o efeito do folhinho no fundo, pessoalmente não gosto muito desse folhinho… Mas é uma opinião estritamente pessoal, não é nenhuma crítica. O resultado final está lindo! Parabéns! Acho muito saudável olharmos para os nossos trabalhos e aprendermos com o processo e com as decisões que tomamos 🙂

    Like

  5. dona da mota says:

    Tão, mas tão giros… Mas tão giros, mesmo!!! A tua amiga deve ter delirado…
    Maravilhosos, mesmo. Já disse, tão giros?!!!
    Para mim estão uma perfeição e gosto dos botões e gregas em cor. Muito, muito bom. Não comentei o avental mas, lá está, uma vez mais: tão, mas tão giro!!! 🙂

    Like

  6. Anonymous says:

    Estão muito giros, Constança!
    Gosto do colorido das gregas e dos botões. Dão-lhes carácter.
    Concordo contigo: eu também teria aplicado as gregas por inteiro.
    Deste uns golpes naqueles redondos das alças?
    Mas o resultado final está muito bom! (don´t be too hard on yourself!) 🙂

    Sara C. Soares

    Like

  7. Carminho Handmade says:

    A Vera e a Carmo vão ficar deliciosas nesses conjuntos!
    Era bom que um sopro fosse suficiente para desfazer as imperfeições que vão surgindo, mas infelizmente é preciso mais do que isso… Se este trabalho não está perfeito, engana muito bem!

    Like

  8. sisforsewing says:

    Estão super giros! (continuo a achar que somos sempre as nossas “piores críticas”. Não vejo mesmo os “defeitos” que apontas).
    Usei um molde muito parecido para a milha filha quando ela era mais nova (mas com a grega no corpo todo) e na altura também achei que estava péssimo (apesar de ter sido muito elogiado).
    Infelizmente não tenho muitas fotos das minhas primeiras incursões no mundo da costura infantil (mas guardei muitas peças) e agora quando vejo essas primeiras tentativas, fico maravilhada com o quanto evolui (há que ver as coisas pela positiva, certo?).
    Certamente que a grega e os botões brancos teriam ficado mais clássicos, mas acho que prefiro as combinações usadas (combinam lindamente).
    Beijinhos, Sofia

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s