Corar ao Sol :: Bleaching in the Sun

 

Nos (poucos) dias em que está bom tempo, gosto de pôr as fraldas do Rodrigo a corar ao sol. É o meu momento Aldeia da Roupa Branca!
When the weather is good I like to bleach Rodrigo’s muslins in the sun. It’s my Aldeia da Roupa Branca (a Portuguese film from 1939) moment!

(photos: Constança Cabral)

11 thoughts on “Corar ao Sol :: Bleaching in the Sun

  1. Paula_2700 milhas says:

    Gosto dessas tradições antigas que vais “repescar”! O que é certo é que tinham a sua razão de ser.

    Acho que tens uma postura perante a vida muito original e saudavel, “muito tua”, por isso é tão agradavel visitar o teu blog.

    Like

  2. Vchapéus says:

    Mesmo! Ainda me lembro de ir com a minha avó à ribeira e vê-la lavar peças brancas que punha a secar e a corar ao sol! E o mais engraçado é que funciona mesmo. Um dia que o bebé de uma amiga me sujou a blusa branca, depois de a lavar, a nódoa continuava por lá, deixei-a ao sol e desapareceu!

    Like

  3. Naná says:

    Nestas minhas férias aproveitei para pôr a corar duas camisolas brancas, que ficaram tão mais brancas!

    Continuo a achar que esta é uma das melhores formas de tirar nódoas e remover aquele aspecto de encardido que vão adquirindo com as lavagens na máquina!

    Like

  4. Reyes says:

    Greetings from Spain! Yes, nothing like the sun to make everything whiter, fresher and cleaner, I do it to get rid off all the yellowy stains from my grandmothers tablecloths and sheets.

    Like

  5. Carolina.Lx says:

    Olá!
    Tenho imensas memórias de ver a minha mãe e tia a corar a roupa branca, mas da única vez que tentei, a roupa ficou amarela!!
    Na altura a minha tia explicou-me que deixava a roupa ainda com sabão ao sol, mas que tinha o cuidado de a manter sempre húmida, nunca deixando que secasse ao sol com o sabão.
    Mas a tua roupa na tua fotografia está tão branquinha, que fiquei curiosa de saber como fazias.
    Também deixas com sabão? Ou pões simplesmente a roupa molhada ao sol?
    Obrigada e parabéns pelo blog! É giro de visitar, mesmo eu sendo um desastre para tudo o que é trabalhos manuais 🙂

    Like

  6. ouvirdizer says:

    É tão bom! Quando era miuda ia com a minha avó lavra roupa na ribeira e ela punha tudo a corar. Ficava um manto branco na margem da ribeira…
    Na semana passada fui buscar as malas com as roupas de bebé para dar à minha irmã que está grávida. Não imaginas… estava tudo amarelado… especialmente a roupinha interior… A minha mãe, para não usar lixívias, pos tudo a corar e é claro que resultou… Ficou tudo como novo!

    Like

  7. Sonia Corv says:

    Vivo agora perto da ” Aldeia da roupa branca”. Ainda se ve nesta zona a tradicional lavagem com sabao azul e branco e depois o estender ao sol. Nada melhor que o sol, para branquear a roupa:).

    Like

  8. Nani says:

    Isto faz-me lembrar a minha infância quando visitava o meu avô em Ponte de Lima. As lavadeiras de roupa estendiam assim os lençóis e outra roupa branca nas pedras e arbustos à volta dos riachos a corar ao sol. Que imagem, meu Deus! Obrigada 🙂

    Like

  9. Concha says:

    Carolina.Lx,

    Eu não coro à séria… só deixo a secar ao sol. Mas ainda hei-de experimentar ensaboar com sabão azul e branco e deixar molhado ao sol durante umas horas!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s