Biscoitos à Portuguesa :: Biscuits the Portuguese Way

Há muito tempo que andava com vontade de experimentar fazer biscoitos portugueses, aqueles que há nas padarias de bairro e em casa das avós. Puxei do Coisas Boas (ed. Livros do Brasil) e do Receitas Escolhidas da Maria de Lurdes Modesto (não tenho o Cozinha Tradicional Portuguesa, mas hei-de comprá-lo um dia) e experimentei fazer areias de Cascais. Estas receitas pouco têm a ver com as actuais: um só parágrafo, nada de imagens e muito poucas explicações (assumia-se que as pessoas soubessem o básico). Achei graça à parte de peneirar a farinha “sobre a pedra da mesa”, como se toda a gente ainda tivesse uma mesa com tampo de liós na cozinha (quem me dera!). Quanto aos biscoitos, não os acho nada de especial mas a Mafalda adora.
For a long time now I’ve been meaning to try making Portuguese biscuits, the ones you find in traditional bakeries and grannies’ homes. I pulled out my Portuguese books and made something called “areias de Cascais”, a sandy biscuit (“areia” literally means sand) made with flour, sugar, lard, lemon zest and cinnamon. These old recipes are so different from modern cookbooks: one single paragraph, no pictures and little explanations (it was assumed people knew the basics). As for the biscuits, I don’t think they’re anything special but Mafalda loves them.

(photos: Constança Cabral)

16 thoughts on “Biscoitos à Portuguesa :: Biscuits the Portuguese Way

  1. Flor de Tavira says:

    Acho esse livro o máximo, as receitas estão impressas, mas quase podemos imaginar as senhoras a ditá-las, tal qual mencionas, e tal qual elas faziam em suas cozinhas! Tenho um 1ª edição espectacular, com capa de tecido!
    Beijinhos

    Like

  2. Vera Dias António says:

    Quando eu estava em Lisboa comprava areias na padaria, mesmo à antiga, na rua paralela à minha (andrade corvo). Aquela padaria ficava voltada para o fórum picoas, era entrar noutro mundo, e os areias eram tããão bons! Depois teve que fechar pois não cumpria certas normas…
    Aqui na minha terra é biscoito que não há, não aparece, ninguém os faz. Posto isto, vou experimentar! 🙂

    Like

  3. aqui pelo campo... says:

    que saudades dos biscoitos comprados na padaria da esquina…e das arrufadas…esse livro, o que está por cima, é o que a minha mãe ainda tem…acabas de me lembrar que tenho de “o pedir”…que saudades…

    Like

  4. AliceGap says:

    Conheço estes biscoitos, que me foram ensinados por uma senhorinha quando eu era bem jovem (justamente por isto, já que a receita é simples) meus filhos amam estes biscoito, tenho q dividí-los ainda quentes e mesmo assim ainda há escambo entre eles.
    As bancadas de cozinha no Brasil ainda são mormalmente de pedra mármore ou granito. Há outros materiais, claro, mas são mais tradicionais até em bares.

    Like

  5. Vera Dias António says:

    Pronto, hoje de manhã saiu uma fornada de 26 areias que os 3 pequenos piratas (mais a mãe) já levam quase pela metade. Se o pai não se despacha não os prova…
    Não estão maus mas aqueles areias que eu comprava em lisboa mal tocavam os dentes desfaziam-se, tipo areia…não são bem iguais…
    Mas aqui em casa desde que sejam biscoitos, desaparecem num instante!
    Bom Páscoa!

    Like

  6. V says:

    Great idea to try a traditional recipe. And that sand-like texture reminds me of some other biscuits my granny bought for family gatherings… thank you for sharing!

    Like

  7. Cathy says:

    (é verdade, já estou avançada em 2011!!!)
    “Coisas boas” é um livro que também tenho, que me foi dado como legado pela minha avó com quem aprendi a fazer bolos em criança… Neste momento ainda se encontra algures fechado numa caixa com outros tantos livros de cozinha, mas deste-me vontade de ir a correr pegar nele e folheá-lo!!! Infelizmente, ainda tenho + 2h de trabalho pela frente…

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s